segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

21 Milhões era o calote das empresas prestadoras de serviços para a mineradora VALE em Canaã dos Carajás Sul do Pará.


Anderson Mendes, presidente da ACIACCA (Associação Comercial de Canaã dos Carajás) em entrevista ao jornal O PARÁ DO SUL.
As empresas prestadoras de serviço para a mineradora VALE  no município de Canaã, tem sido marcado por uma sequência de dividas não pagas, ainda persiste esta situação?
A.M.
Não, não existe mais débito, a empresa VALE pagou as ultimas empresas em dezembro do ano passado. Em janeiro de 2013, assumi a presidência da ACIACCA, tomei um susto ao fazer um levantamento, milhões à receber no comercio local de prestadoras de serviços VALE, ao todo ultrapassava os 21 milhões, agora você imagina um numero desses. Imediatamente solicitei uma reunião com o pessoal da VALE, “eu disse, Não aceitaremos mais esta situação, não permitiremos que a empresa VALE fique de braços cruzados enquanto nossos comerciantes passem por uma situação constrangedora, e pior, sem expectativas se vão ou não receber seu dinheiro”. “Digeri a resposta daquele jeito, eles disseram que não era deles, que as empresas sim eram responsáveis, fiquei entalado e disse” tudo que as prestadoras de serviços compraram no comércio local, foi para uso nas instalações da VALE, então, a empresa também tinha responsabilidade, afinal tudo comprada no comercio, foi com a finalidade de servi a mineradora.   No nosso entender a VALE tinha sim responsabilidade com os nossos suprimentos, as instalações da empresa VALE fica pronta, ela usufrui e os nossos comerciantes ficavam sem receber.
Sempre fui revoltado com os calotes das empresas prestadoras  de serviços para a mineradora VALE aqui em Canaã, enquanto eu estiver a frente e ter  a oportunidade de estar presidente da ACCIACCA, , jamais aceitarei novos calotes. Quando eu vi o abismo sem fundo, parti pra luta, não pensei duas vezes e fui defender nossos comerciantes que ajudam a cada dia dar um novo rosto para nossa cidade de Canaã dos Carajás. Enquanto eu estiver à frente da entidade, jamais esquivarei, serei sempre o primeiro no campo de batalha.  Esse desrespeito ao trabalhador comerciário que faz a história da cidade acabou. Os comerciantes podem sempre contar comigo!  Andersom Mendes.

Histórico da luta.

Publicação de matérias em jornais.
Publicação de matérias em revistas.
Uso de carro de som volante.
Faixas nas ruas.
Passeata e fechamento da PA de acesso ao projeto da VALE.