segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

“ A cidade da Vale” Como é conhecida PARAUAPEBAS

Texto: JOÃO E. LEITE
Veja mais no:
                A maior província mineral do mundo, vive um caos sociocultural. O mapa da violência de 2013 mostra que o município, no sudeste do Pará, saltou da 21 colocação entre as cidades mais  violentas do estado para o 10 lugar.
Segundo estudo, PARAUOPEBAS sofreu a maior expansão de homicídios entre os jovens no estado paraense. A probabilidade de um jovem ser morto, vitima de disparos de arma de fogo ou por facada na rua ou em sua própria casa, é 25% maior que no Iraque, país com a mais alta taxa de morte por conflito armado.
O descompasso entre RIQUEZA E POBREZA acompanha a velocidade do inchaço populacional da cidade que, aos 25 anos, já detém meio milhão de habitantes, grande parte amontoados nas inúmeras FAVELAS que não param de surgir. Em um contexto como este, o alcoolismo as drogas e a prostituição aparecem como elemento predominante na cidade........
O sociólogo Romero Venâncio é Professor, e cita a Vale como a principal responsável por este retrato violento. Porque seu desenvolvimento Social é desproporcional ao seu crescimento.
Então como se explica uma PARAUAPEBAS tão rica, com uma população tão pobre?
Parauapebas produz uma riqueza equivalente a soma dos Estados do Acre. Roraima e Amapá. A renda per capita de Parauapebas alcança o topo do ranking nacional, deixando para trás nada menos que São Paulo e Brasília.
No ponto de vista tecnológico, a Vale trás modernização, mas, por outro lado, o impacto ambiental e humano faz com que essa modernização seja ativada como reacionária.  Essa modernização enriquece pessoas, mas empobrece uma massa. Trabalhar com essa massa empobrecida é o principal desafio de Governos e dos movimentos sociais. 
É dessa cultura que explode a violência, sobretudo, contra a juventude. É possível observar que o álcool está aliado em PARAUAPEBAS a certos tipos de carros, onde são abertas as tampas traseiras e saem dali um tipo de música que toca toda uma juventude imensa nesta indústria cultural.
Aqui em OURILÂNDIA, também existe uma juventude que está neste mesmo caminho, nesta cultura do alcoolismo, prostituição, drogas, da violência, do carrão de som com musicas estridentes completamente vazias.
A violência chegou ao limite do desejo de jovens, que para ter um desses carro de som, assassinou a própria mãe, e o outro porque queria uma moto. É alarmante a quantidade de motos que já foram roubadas em Ourilândia e Tucumã.
 É difícil acreditar que com essa modernização reacionária profundamente violenta nós teríamos uma forma de aboli-la, e voltar aquela OURILÂNDIA sem os exageros das bebidas, das drogas, da prostituição e da violência. (Presta atenção, quantos pontos de distribuidores de bebidas foram abertos nos últimos 2 anos), quantos adolescentes passaram a consumir  bebidas e drogas. 
A vale precisa urgentemente investigar esta realidade em Ourilândia, estudar, executar e apoiar mais projetos que possam mudar a vida dos nossos jovens adolescentes, preparando-os para o futuro. O poder publico e as igrejas precisam ficar mais atentas, colaborando na formação profissional  destes jovens. Quero aqui parabenizar a Igreja Madureira, pela primeira CONFRATERNIZAÇÃO de jovens Adolescentes de 2014.
O povo de OURILÂNDIA continua a espera da nossa Estação Conhecimento (promessa da VALE.) Que muito estaria contribuindo para amenizar estas situações.  Assim como tem feito, alavancando a profissionalização, a cultura o esporte e o lazer, dos jovens adolescentesna estação CONHECIMENTO DE TUCUMÃ.